O Governo do Amapá, em uma iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) dá mais um passo para a transparência na prova prática de direção veicular. A partir do dia 9 de dezembro, um novo formato de avaliação da categoria B (carro) será apresentado à população, junto ao novo espaço de provas, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Trata-se do sistema de telemetria, que dispõe de tecnologia altamente avançada e que garante total transparência na hora de avaliar o candidato.
O Exame Veicular Eletrônico permite o acompanhamento e o gerenciamento do exame prático exigido na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com segurança, agilidade e transparência, utilizando ferramentas tecnológicas já incorporadas no dia a dia, como tablets, câmeras, redes sem fio, scanners biométricos e dispositivos GPS.
O sistema registrará em tempo real o áudio, vídeo, dados do percurso e todas as ações realizadas durante o teste. Com o novo modelo de avaliação, o sistema auxiliará o examinador na avaliação dos candidatos, apontando, em tempo real, possíveis faltas cometidas.

O resultado da prova será informado na mesma hora, e a tecnologia conta com quatro câmeras de vídeo e captação de áudio, cinco sensores (na embreagem, setas, freio de mão, cinto de segurança e motor) e um HD para armazenar as informações.
Combate a fraudes
O novo formato de prova prática é um forte aliado no combate a fraudes durante as provas de direção, uma vez que o candidato e o examinador auxiliar serão monitorados desde o momento em que acessarão o veículo.
Antes do início da prova, o sistema faz o reconhecimento biométrico do aluno com a coleta da impressão digital no tablet do avaliador.
Na sequência, o próprio sistema apresenta os dados do condutor e do veículo utilizado, além de registrar o desempenho durante o percurso e gerar um relatório do teste com o tempo de duração, a distância, o caminho percorrido, a velocidade, as faltas e infrações cometidas.

Novo local de provas
O novo percurso da prova do Detran será no interior do Parque de Exposições da Fazendinha, e contemplará os candidatos de Macapá e Santana. Com a mudança, os exames serão realizados em cerca de quatro minutos, atendendo mais de 200 candidatos por dia.
O ambiente é totalmente controlado, sinalizado e sem interferência do trânsito, e busca dar mais segurança para que o candidato alcance um bom resultado no exame para obtenção da CNH.
