O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) encerrou nesta sexta-feira, 30, o Curso de Condutores de Transporte Escolar para 30 profissionais do distrito de São Joaquim do Pacuí, na zona rural de Macapá.
A qualificação – que normalmente acontece na sede do município e possui uma taxa – foi oferecida de forma gratuita aos motoristas da localidade.
O curso de formação é obrigatório para estes trabalhadores possam atuar na profissão e transportar os estudantes em segurança.
“O objetivo do curso é auxiliar e capacitar profissionais de de São Joaquim do Pacuí a trabalharem de forma regular, no transporte de alunos entre as localidades e as escolas do distrito”, enfatizou o diretor-presidente do Detran-AP, Inácio Maciel.
Os motoristas receberam formação teórica e prática sobre o Código Brasileiro de Trânsito, segurança no transporte de passageiros, além dos requisitos necessários para trabalhar de forma regular no transporte escolar.
Para a transportadora Tayane Guedes, a qualificação surge em boa hora.
“É importante termos as informações necessárias para trabalhar de forma legal. E ter o curso aqui facilita porque ir para Macapá requer muitos gastos”, explicou a transportadora Tayane Guedes.
O gerente do Núcleo de Transportes da Secretaria de Estado de Educação (Seed), Roberto Campos, disse que a ação do Detran na zona rural vai ajudar na regularização de transportadores escolares.
“Trazer esses cursos para o interior é de suma importância, pois muitos transportadores não têm tempo e dinheiro para se deslocarem até a capital, então trazer essa formação para o interior, ajuda e muito na capacitação desses profissionais”, contou.