Notícias

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
às 10:02

CNH Digital: Detran do Amapá dá dicas de como utilizar os benefícios que o aplicativo oferece

Versão on-line possibilita o pagamento de multas com 40% de desconto e emissão de documentos do veículo.

Vithória Cristina Borges Barreto

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital é a versão eletrônica do documento em papel, que conta com a mesma validade legal e pode ser acessada pelo celular. A forma on-line veio para facilitar a vida dos condutores, proporcionando maior praticidade e diminuindo a necessidade de portar o documento físico.

Além da agilidade, redução de burocracia, combate de fraudes e mais segurança ao condutor, a CNH Digital tem diversos serviços dentro do aplicativo, como o pagamento de multas com 40% de desconto, emissão de documento do veículo e avisos de vencimento do exame toxicológico.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) dá dicas de como utilizar o aplicativo. Confira:

Condutor

  • Na aba Condutor, é possível verificar a versão on-line da habilitação, bem como o Cadastro Positivo de Condutores, que concede benefícios fiscais ou tarifários para condutores que não foram multados nos últimos 12 meses;
  • Para os motoristas com categorias que exigem o exame toxicológico, é possível consultar a validade do exame;
  • Para os condutores que possuem cursos especializados, como Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP), as informações sobre as capacitações também estão disponíveis na aba.

Veículos

Na aba Veículos, estão disponíveis as informações sobre todos os veículos cadastrados no nome do motorista, com a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) disponível.

Infrações

Nesta aba é possível consultar na íntegra todas as infrações registradas pelo motorista e por veículo, com a possibilidade de pagamento com 40% de desconto por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

Ao optar pelo pagamento da multa com desconto, o condutor deve reconhecer que cometeu a infração de trânsito, abrindo mão de recorrer da penalidade por meio de defesa administrativa.

A adesão ao SNE deve ser feita utilizando o CPF. Após a habilitação no sistema, o motorista será notificado das multas somente de forma on-line.

Confira o passo a passo para aderir à Carteira Digital de Trânsito:

  1. Acesse a loja de aplicativos no celular e procure por “Carteira Digital de Trânsito” e instale o programa.
  2. Faça o login utilizando a conta Gov.br.
  3. A CNH física contém um QRcode no verso, abra o aplicativo e direcione a câmera para o código.
  4. Insira os dados e crie uma senha de quatro dígitos.
  5. Por fim, o aplicativo irá gerar o documento digital e o solicitante terá acesso aos benefícios.
Compartilhe:
Pular para o conteúdo