Ações de conscientização de segurança no trânsito devem ocorrer de forma virtual esse ano.
O Governo do Amapá, por meio do seu Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), realiza durante o mês de maio diversas ações de conscientização de segurança no trânsito.
Em 2020, por conta do lockdown e da pandemia de covid-19, as ações foram interrompidas, e muitas não chegaram a ser realizadas.
Neste ano, o Núcleo de Educação no Trânsito do Detran-AP (Neduc), retorna as atividades do Maio Amarelo de forma virtual.
As ações consistiam em palestras educativas em escolas e autoescolas, panfletagem em sinais e pontos estratégicos das cidades, e intervenções teatrais que chamam a atenção do público sobre o cuidado no trânsito.
A gerente do Neduc do Detran-AP, Ana Quadros, conta como acontece as ações desse ano, que por conta da pandemia, não serão presenciais.
“Por conta da pandemia, o DENATRAN descartou ações de panfletagens e outras atvidades presenciais que realizavamos, pela nossa segurança e segurança da população. Este ano vamos estar realizando ações educativas de forma virtual junto as escolas de Macapá, com mini palestras durante o horário de aula das crianças”, contou a gerente do Neduc, Ana Quadros.
Maio Amarelo
Há 10 anos o mês de maio é conhecido no mundo todo como o Maio Amarelo, ou, o mês de combate aos acidentes de trânsito.
A iniciativa veio da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, devido ao grande número de acidentes de trânsito que ocorreram m todo o mundo no ano de 2009. Totalizando 1,3 milhões de acidentes de trânsito, em 178 países.
Por conta disso, a ONU declarou em 2010, que a década de 2011 à 2020 seria a década de combate aos acidentes de trânsito, tornando o mês de maio, mês principal da campanha.
“O mês de maio serve para lembrarmos dos cuidados que devemos ter no trânsito, que são ações simples que devemos tomar em nosso dia a dia, como uso do cinto de segurança, e respeito a sinalização, e que podem e salvam vidas diariamente”, explica o diretor presidente do Detran Amapá, Inácio Maciel.